segunda-feira, 21 de setembro de 2009

21 de Setembro - Dia da Árvore ... Plante essa ideia!!!



O dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno... e comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.
Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.
Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores.
Protege a terra com sua sombra e suas raízes, evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido, produz oxigênio necessário a todos os seres vivos. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.
Por tudo isso que a árvore nos oferece, vamos preservar... e dedicar 5 minutos do nosso dia para plantar uma árvore... "faça sua parte e Plante essa ideia!!!"
Incentivo a leitura - professora Carla.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

18 de Setembro - Dia dos Símbolos Nacionais

No dia 18 de Setembro comemoramos o Dia dos Símbolos Nacionais...
Mas quais são estes Símbolos? São três: Bandeira Nacional, Armas da República e Selo Nacional.





Bandeira Nacional

A Bandeira do Brasil foi projetada, em 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na Bandeira do Império, foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da Coroa Imperial, por sugestão de Benjamim Constant a Raimundo T. Mendes. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", que se decompõe em duas divisas usuais - uma moral, 'Viver para outrém' (altruísmo - termo criado por Comte), ou seja, por o interesse alheio acima de seu próprio interesse; e outra estética, 'Ordem e Progresso', que representa cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada daquela data: "Espiga, Procium, Sirius, Canopus, Delta, Gama, Epsilon, Seta, Alfa, Antares, Lambda, Mu, Teta e outras".








Armas da República

É obrigatório o uso das Armas Nacionais: No Palácio da Presidência da República e na residência do Presidente da República; nos edifícios-sede dos Ministérios; nas Casas do Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores e nos Tribunais Federais de Recursos; nos edifícios-sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos Estados, Territórios e Distrito Federal; nas Prefeituras e Câmaras Municipais; na frontaria dos edifícios das repartições públicas federais; nos quartéis das forças federais de terra, mar e ar e das polícias militares e corpos de bombeiros militares, nos seus armamentos, bem como nas fortalezas e nos navios de guerra; na frontaria ou no salão principal das escolas públicas; nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais dos órgãos federais.






Selo Nacional

O Selo Nacional será constituído por um círculo representando uma esfera celeste, igual ao que se acha no centro da Bandeira Nacional, tendo em volta as palavras República Federativa do Brasil, para a feitura do Selo Nacional observar-se-á o seguinte: I - Desenham-se 2 (duas) circunferências concêntricas, havendo entre os seus raios a proporção de 3 (três) para 4 (quatro); II - A colocação das estrelas, da faixa e da legenda Ordem e Progresso no círculo interior obedecerá às mesmas regras estabelecidas para a feitura da Bandeira Nacional; e III - As letras das palavras República Federativa do Brasil terão de altura um sexto do raio do círculo interior, e, de largura, um sétimo do mesmo raio.


Fonte: http://www.brasil.gov.br/pais/simbolos_hinos/

Incentivo a leitura - professora Carla.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Histórico da Escola

REINALDO ARROSI - NOSSO PATRONO

A Escola foi denominada inicialmente de Vila Brasil (uma das primeiras Instituições de Ensino do Município de Toledo), foi criada em 1959 Em 1976, a Escola foi cedida à Fundação Educacional de Toledo (FUNET), passando a ser denominada Escola Comunitária Reinaldo Arrosi.
Em 1993 a Fundação teve dificuldades em mantê-la e a Escola retorna ao Município, passando a ser Escola Municipal Reinaldo Arrosi – Educação Infantil e Ensino Fundamental, em homenagem a um antigo morador que muito contribuiu para o progresso do local. A Escola atinge hoje em média 300 alunos.
Nosso patrono Reinaldo Arrosi nasceu em 08 de janeiro de 1905 em Nova Milano, Município de Farroupilha –RS. Exercia a profissão de mecânico, transferindo-se para Toledo em 1946 como motorista de caminhão da Empresa MaripáS/A, fundadora da cidade de Toledo. Foi um pioneiro, pessoa estimada pelos companheiros de serviço. Era possuidor de temperamento alegre, expansivo e extrovertido.
Reinaldo Arrosi faleceu aos 55 anos de idade, em 25/06/60, vítima de acidente na Serra das Antas – Rs.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Psicopedagogia - Gleci


Observe o que a natureza criou para o amor!


Quantos animais você consegue encontrar na gravura acima?



Mais uma da natureza!

Quantos animais você consegue encontrar na figura acima?


Quantos pássaros e peixes existem na gravura acima?


Quantas pessoas você consegue encontrar na gravura acima?


Que bichinho você consegue localizar na gravura acima?
O que você consegue encontrar nesta figura?

As linhas acima são retas?


Fixe os olhos no centro (cruz) e você verá os círculos girarem!


Gleci - Psico numa exposição de arte no Uruguai (Julho/2009)








Dia das Mães