terça-feira, 8 de setembro de 2009

Histórico da Escola

REINALDO ARROSI - NOSSO PATRONO

A Escola foi denominada inicialmente de Vila Brasil (uma das primeiras Instituições de Ensino do Município de Toledo), foi criada em 1959 Em 1976, a Escola foi cedida à Fundação Educacional de Toledo (FUNET), passando a ser denominada Escola Comunitária Reinaldo Arrosi.
Em 1993 a Fundação teve dificuldades em mantê-la e a Escola retorna ao Município, passando a ser Escola Municipal Reinaldo Arrosi – Educação Infantil e Ensino Fundamental, em homenagem a um antigo morador que muito contribuiu para o progresso do local. A Escola atinge hoje em média 300 alunos.
Nosso patrono Reinaldo Arrosi nasceu em 08 de janeiro de 1905 em Nova Milano, Município de Farroupilha –RS. Exercia a profissão de mecânico, transferindo-se para Toledo em 1946 como motorista de caminhão da Empresa MaripáS/A, fundadora da cidade de Toledo. Foi um pioneiro, pessoa estimada pelos companheiros de serviço. Era possuidor de temperamento alegre, expansivo e extrovertido.
Reinaldo Arrosi faleceu aos 55 anos de idade, em 25/06/60, vítima de acidente na Serra das Antas – Rs.

4 comentários:

  1. Olá!
    Olha, eu estudei na Escola Reinaldo Arrosi. Entrei para a primeira séria em 1974 e ela já se chamava Escola Fundamental de Toledo - Núcleo Reinaldo Arrosi.
    Lembro desse cabeçalho em todos os meus cadernos, seguido da data.
    Minha primeira professora foi a Lucila Ruaro. Tenho orgulho de ter sido alfabetizada por ela.

    Maria Souza dos Santos
    maria.santos@educacaovicentina.com.br
    Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. Minha primeira professora também foi a Lucila Ruaro no Luiz Augusto Morais Rego em 1986 sou muito grato a ela por tudo que sei é me tornei.

    ResponderExcluir
  3. Minha primeira professora também foi a Lucila Ruaro no Luiz Augusto Morais Rego em 1986 sou muito grato a ela por tudo que sei é me tornei.

    ResponderExcluir
  4. Professora Lucila Ruaro me ensinou a conhecer o Paraná através dos livros em 1970. Terceira série na Escola Reinaldo Arrosi. Eu nunca a esqucerei. Pessoa maravilhosa e hoje quando passo na Serra da Graciosa é impossível não lembrar das aulas dela e dos livros.

    ResponderExcluir

Dia das Mães