ESCOLA MUNICIPAL REINALDO ARROSI
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE AÇÃO
CANDIDATA A DIREÇÃO ESCOLAR:
PROFESSORA
CLAUDETE
MIDDING LAZZARI
GESTÃO ESCOLAR: 2015-2016
TOLEDO-PARANÁ
2014
Dimensões
da gestão
|
Objetivos
estratégicos
|
Ações
|
1. Pedagógica
|
1.1
Compromisso com uma efetiva aprendizagem dos alunos.
1.2.
Defender e contribuir para uma escola
com ensino de qualidade, visando excelência e êxito na educação.
|
1.1.1
Valorizar a experiência e o conhecimento que o professor tem a partir de sua prática pedagógica;
1.1.2
Refletir sobre a importância do planejamento de ações que garantam um sistema
contínuo de avaliação e recuperação paralela para os alunos com dificuldades
no processo de ensino e aprendizagem.
1.1.3 Motivar os professores para que as aulas
destinadas a hora atividade também sejam um momento de estudo e formação
continuada.
1.2.1
Apoiar, juntamente com a coordenação pedagógica, o professor na elaboração de
novas estratégias e busca de alternativas
visando atender as necessidades de aprendizagem e comportamental
de seus alunos;
1.2.2
Priorizar a função da coordenação pedagógica institucional, voltada a
orientação pedagógica ao professor, bem como
acompanhamento de seu planejamento e aprendizagem dos alunos por meio
de sondagens e portfólios.
1.2.3
Estimular e acompanhar o envolvimento dos
profissionais da educação na discussão
de ações que contribuam para a efetivação das propostas do projeto
político pedagógico e da avaliação dos trabalhos realizados na escola;
1.2.4
Garantir apoio ao professor e adaptação de conteúdos e metodologias como
parte do processo de inclusão dos educandos com necessidades específicas de
aprendizagem;
1.2.5
Fortalecer e aperfeiçoar as práticas pedagógicas através de troca de
experiências dos profissionais envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem.
|
2. Administrativa
|
2. 1 Gestão
democrática e participativa.
|
2.1.1
Proporcionar um ambiente de trabalho favorável, valorizando, auxiliando e respeitando cada profissional da educação que atua
nesta instituição.
2.1.2
Conduzir o trabalho pautado no diálogo, possibilitando a discussão para os
encaminhamentos e para a tomada de decisões através da participação de todos
os envolvidos no processo educacional, mantendo um ambiente escolar
agradável e favorável ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade;
2.1.3
Estudar os documentos legais; cumprindo prazos estabelecidos para entrega de
documentos prestação de contas, etc. Mantendo um trabalho em consonância com
a proposta da SMED.
|
3. Sóciocomunitária
|
3.1
Promover a integração da escola com a comunidade local.
|
3.1.1
Fortalecer a ação e participação do Conselho Escolar e Associação de Pais e
Servidores da Escola.
3.1.2
Desenvolver um trabalho conjunto com a
APS e Conselho Escolar, a fim de que cada segmento participe de fato de todas
as ações da Escola, com reuniões periódicas para discussão de assuntos
referentes a Instituição e encaminhamentos necessários.
3.1.3
Incentivar a participação efetiva dos
pais na vida escolar de seu filho
dando
continuidade ao Projeto Escola
e Família
|
Avaliação: De acordo com os princípios de uma
gestão democrática e participativa, promover momentos de discussão para que a equipe possa se expressar, propondo ações e se
necessário redirecionamentos dos
trabalhos .
Nenhum comentário:
Postar um comentário